OBREIROS

Para se ter um comportamento irrepreensível
Ser batizado com o Espírito Santo vai muito além do falar em línguas ou pregar. Significa ter o Espírito de Deus encarnado em nós. E da mesma forma como Ele usou, guiou e Se serviu do Senhor Jesus quando esteve como homem neste mundo, deseja fazer com cada um de Seus filhos.
O Espírito Santo nos dá condições de sermos uma cópia fiel do Senhor Jesus, de maneira que todos aqueles que olham e convivem conosco O vejam claramente.
E como ninguém gosta de conversar com pessoas mal-educadas e que não sabem respeitar o limite do próximo, seguem abaixo dicas básicas para um comportamento exemplar:
CORTESIA:
Cumprimentos são gestos de educação, portanto, é necessário dar “Bom dia!”, “Boa tarde!”, “Boa noite!”, “Seja bem-vindo (a)!”, “Em que posso lhe ajudar?”, “Obrigado (a)!, “Com licença…”, “Desculpe…”, “Por gentileza…”, “Por favor…”, “Não por isso…”, “Por nada…” etc
RECEBA AS PESSOAS COM UM SORRISO:
Um sorriso genuíno passa confiança. Um rosto sisudo (fechado) pode impedir o sofrido de se aproximar em busca de ajuda. Demonstre que você está disponível para ajudar e tem prazer em fazê-lo.
SEMPRE FALE DE UMA MANEIRA EDUCADA:
Conheça o volume da sua voz, levando em conta que o tom ideal e confortável de se ouvir é o médio. Quem fala alto ou muito baixo causa desconforto nas pessoas. Procure pronunciar todas as letras das palavras que irá falar. E não se esqueça de ser um bom ouvinte, sendo assim, espere o momento adequado para falar.
CUMPRIMENTAR AS PESSOAS:
Os cumprimentos formais exigem um aperto de mão ou uma leve inclinação da cabeça para baixo. Seja gentil ao falar com as pessoas. Adote um tratamento educado e respeitoso, indistintamente. Ao dirigir-se a alguém, trate-o por “Senhor” ou “Senhora”. Assim, a maneira correta de abordar alguém é: “Com licença, senhor João”; “Boa noite, senhora Joana”. Evite usar a expressão “Dona” isoladamente.
AO SER APRESENTADO (A) A ALGUÉM:
Olhe nos olhos da pessoa, sorria e lembre-se do nome dela durante a conversa.
INTEGRIDADE PESSOAL:
Devemos preservar a integridade e a dignidade das pessoas. Quando elas manifestarem com demônios, precisam de toda consideração, respeito e paciência.
DISCRIÇÃO E EQUILÍBRIO:
Uma das características mais importante de um obreiro é saber se portar com discrição nos assuntos que lhe foram confiados. Seja sereno e equilibrado para poder ajudar as pessoas.
DISCRIÇÃO E SUTILEZA:
Uma pessoa sutil é hábil e talentosa, tem discernimento. Os obreiros que são sutis têm como característica serem discretos. Eles possuem equilíbrio e serenidade para guardarem os assuntos que a pessoa lhes confiou.
PONTUALIDADE:
Uma pessoa pontual demonstra ser responsável, competente e que sabe organizar o seu tempo. Portanto, planeje chegar com antecedência. Assim, estará disponível para atender as pessoas.
SANTA CEIA:
É a cerimônia mais importante da Igreja. O Apostolo0 Alexandre Nunes nos alerta “que sentar à mesa com Senhor Jesus exige responsabilidade.” Por isso, enquanto ela é servida, não é correto falar ou cantar, mas expressar temor, por meio do silêncio, a reverência que ela exige.
Os dias de Santa Ceia merecem uma preparação adequada. Por isso, todos os obreiros devem estar devidamente uniformizados e prontos para servi-la. As obreiras que possuem cabelos médios e longos devem seguir a recomendação básica de prender os cabelos, conforme a orientação do manual.
Em tudo o que fizer, dê o melhor de si. Lembre-se de que tudo o que se faz para Deus é uma oferta e, para que Ele a receba, deve ser o seu melhor.
ORIENTAÇÃO SOBRE A MANEIRA CORRETA DE SERVIR A SANTA CEIA:
Ao servir a Santa Ceia, segure sempre a bandeja com as duas mãos. Aproxime-se das pessoas o suficiente para servi-las.Faça de modo seguro, sem esticar totalmente os braços, pois isso faz com que os elementos fiquem vulneráveis.
• É imprescindível aos obreiros que os mesmos zelem pela organização da reunião. Há inúmeras atividades que eles podem desempenhar, como por exemplo o atendimento das pessoas presentes na reunião, antes e após, dentre outros que se seguem:
• Ao começar a reunião, é indispensável que os obreiros estejam a postos no salão, para que, dessa forma, possam realmente ajudar o pastor a ser usado por Deus para salvar as pessoas sedentas e levá-las a uma mudança de vida.
• Estar sempre atento às pessoas que têm dificuldade, especialmente pessoas com algum tipo de deficiência, idosos e gestantes. Quando solicitado os ajude a encontrar os sanitários, em manejar a Bíblia, marcar atendimento com o pastor ou esposa etc.
• Procure responder corretamente as dúvidas e questionamentos das pessoas. Caso, não saiba a resposta, favor direcioná-las ao pastor da igreja.• Atenção a qualquer eventualidade, que possa atrapalhar o andamento do culto, como: toques de celulares ou dispositivos móveis, roubos, crianças chorando etc.
• Após a reunião, primar pela limpeza e organização da igreja.


