Quem são os cães?
- Por Andre Batista/ Imagem: Thinkstock
- 4 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Citados no Apocalipse, eles não entrarão no Reino dos Céus.
Ao mencionar quem não poderia entrar na Vida Eterna, o Senhor Jesus ditou para João escrever no livro Apocalipse (22.15): “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”
Assassinos são aqueles que tiram a vida; idólatras, aqueles que substituem o Deus verdadeiro por falsos ídolos. Mentirosos e impuros também são identificáveis; e feiticeiros são os que usam de magia para benefício próprio indevido.
Todos esses erros o cristão sabe que não deve cometer, pois impedem que ele desfrute da Eternidade na presença do Senhor. Todavia, quem seriam os cães citados no versículo acima?
Evidentemente Jesus não está se referindo aos animais domésticos, pois o Apocalipse é um livro da Bíblia de muita importância para todo aquele que acredita na Salvação. Embora seja o único grupo que não está literalmente explicado, essa não foi a primeira vez que esse termo foi utilizado nas Sagradas Escrituras:
“Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” Filipenses 3.2,3
O alerta é feito por Paulo ao povo de Filipos, importante cidade do Império Romano. Levando em consideração o contexto, pode-se compreender que ele chama de “cães” aqueles que se dizem servos de Deus mas agem contra os ensinamentos do Mestre.
Sabemos que muitos utilizam o Santo nome para enganar os ingênuos, e que o Senhor não permitirá que essas pessoas entrem no Novo Céu. É possível entender, portanto, que, assim como Paulo, Jesus esteja se referindo aos falsos profetas, àqueles que se dizem trabalhadores da Obra de Jesus, mas não o fazem efetivamente.
Esse versículo ressalta que ao homem é possível enganar, mas a Deus não.
Quer entender mais sobre o Apocalipse? Clique aqui e saiba porque a seca do rio Eufrates confirma o Apocalipse.
Comments