Alcance a maturidade espiritual
- Por Janaina Medeiros / Foto: Fotolia
- 28 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Entenda por que é importante ter uma fé madura e saiba o que é preciso fazer para conquistá-la.
Todo ser humano tem um ciclo natural de crescimento: nasce, se desenvolve e amadurece. No que se refere à vida cristã não é diferente. Quando uma pessoa começa a dar os primeiros passos na fé, precisa alimentar sua vida
espiritual para atingir a maturidade.
Esse desenvolvimento não tem, necessariamente, relação com idade cronológica. Enquanto um jovem, por exemplo, pode ser maduro na fé, uma pessoa mais velha pode ter todo o conhecimento sobre os ensinamentos de Deus, mas ser espiritualmente imatura.
Em seu blog, o Bispo Edir Macedo escreveu que a pessoa que não tem maturidade espiritual pode ser comparada a uma criança. “Já viu uma criança brincando? Suas atitudes nem sempre são saudáveis. Há momentos difíceis de controlar seus impulsos, principalmente quando querem coisas fora de hora. Tudo isso por conta de suas emoções estarem à flor da pele. Não pensam, não medem as consequências”.
Ele afirmou ainda que pessoas que não crescem espiritualmente acabam desanimando quando não veem seus pedidos realizados. “Acreditam que o Papai do céu tem de atender suas petições na hora, independentemente de Sua vontade. Tal criancice espiritual seria até compreensível se não fossem as ameaças de abandono da fé”.
Quando não se tem maturidade espiritual, surgem problemas que impedem a pessoa de alcançar seus objetivos e conquistar o Reino de Deus: a queda por meio de uma tentação, os “maus olhos” com a Obra de Deus, a desobediência aos Seus ensinamentos, etc. Por outro lado, quando se tem uma fé madura e sólida, é possível vencer todos os desafios.
Como amadurecer a fé
Não é nenhuma vergonha ser uma criança espiritual, se a pessoa começou a dar os primeiros passos na fé há poucos meses. Mas, se ela tem sido cristã por vários anos e não cresceu espiritualmente, é preciso reconhecer o que está impedindo-a de se desenvolver. Veja a seguir sete atitudes que caracterizam uma pessoa madura na fé.
Sabe que precisa perseverar
Ela nunca para de expressar sua fé para que o seu espírito não se enfraqueça. Se ela não vê o resultado de um pedido feito a Deus, não se desaponta. Pelo contrário, continua persistindo, certa de que Ele irá respondê-la a qualquer momento. Ela baseia sua fé naquilo que ainda não vê e não nas circunstâncias.
Não vive na religiosidade
A religiosidade cega as pessoas porque trabalha com a fé emotiva. A pessoa religiosa se conforma com os problemas e acha que eles são “provações” de Deus. Já a pessoa espiritualmente madura tem uma fé inteligente, racional, estável. Ela se revolta e reivindica Suas promessas, em vez de ficar prostrada.
Renuncia a sua vontade
Ela não conhece a Deus só de ouvir falar, mas baseia sua vida conforme o que está escrito em Sua Palavra. Para isso, em vez de praticar a sua própria vontade que pode desagradar a Deus, ela obedece aos Seus ensinamentos e busca desenvolver as obras do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gálatas 5:22).
Não é sentimental
As emoções são empecilhos para a manifestação da fé. Por meio delas aparecem as dúvidas, que fazem com que a fé não traga frutos. Consciente disso, a pessoa madura não age no impulso diante de uma situação ruim. Ela expressa sua fé agindo pela razão, com a plena convicção de que Deus irá solucioná-la.
Alimenta-se da Palavra
Assim como nós sentimos fome e precisamos saciá-la todos os dias, para crescer espiritualmente é necessário se alimentar regularmente da Palavra de Deus. Isso significa absorver a voz de Deus. Uma das formas de fazer isso é trocar parte do tempo que dedica à internet e às redes sociais pela meditação na Sua Palavra.
Transmite o que aprendeu aos outros
A pessoa madura na fé deseja fazer com que outras também aprendam os ensinamentos de Deus. Ela entende que, ao transmitir a Sua Palavra para outras “crianças na fé”, não só estará auxiliando-as a atingir a maturidade espiritual como também ajudando a si mesma a permanecer firme na fé.
Não liga para perseguições
Quem quer se desenvolver na fé não absorve palavras ou atitudes negativas e não se envolve com pessoas ou coisas que são contrárias à Palavra de Deus. Ela é sensível apenas ao que Deus diz e, por isso, segue somente o que está escrito em Sua Palavra. Nada do que vem de fora dela tem importância.
Devemos desejar crescer
Ser uma criança não é o objetivo da vida. Afinal, crescemos para nos tornarmos produtivos. Da mesma forma, como cristãos, devemos nos desenvolver para estarmos sempre ativos na fé.
Por isso, não fique estagnado, pensando que já atingiu o nível máximo de maturidade e que não precisa mais crescer. Ao contrário, esteja sempre praticando a Palavra de Deus.
Comments